A escolha por um notebook está se tornando cada vez mais popular entre os usuários domésticos e empresas, mas isso não é de se espantar, pois o notebook confere praticidade e facilidade de manuseio a qualquer usuário, isso porque é compacto, leve, acessa a internet de qualquer lugar e não precisa instalar cabos como ocorre no desktop.
Para evitar arrependimento após a aquisição, elaborei esse post de simples entendimento para quem está com dúvidas de qual modelo de notebook escolher. Vamos lá?
Antes de comprar o seu notebook identifique os principais pontos a serem observados:
Processador: É responsável pelo desempenho do notebook e comanda todas as operações executáveis. Caso sua necessidade seja apenas para internet e documentos simples, vá de: Core 2 Duo; Core i3; Pentium Dual Core ou Athlon. Caso sua necessidade seja games, edição de vídeo ou aplicativos mais pesados, vá de: Core i7 ou Turion X2.
Memória RAM: Influencia na quantidade de programas que você poderá abrir simultaneamente e na velocidade que esses programas vão trabalhar. Caso sua necessidade seja apenas navegar na web e documentos simples, pode partir de 2 Gb de Ram. Para edição simples de imagem, pode partir de 3 ou 4 Gb de Ram. Para jogos e profissionais de áudio, vídeo, fotografia e arquitetura, parta de 8 Gb de Ram.
HD: Guarda todos os arquivos e programas do computador. Normalmente os notebooks que são vendidos hoje, vem com HDs de 500 Gb e 1000Gb (1 Tb). Escolha o tamanho do armazenamento de acordo com o seu perfil de usuário. Caso você guarde muita foto e vídeo, por exemplo, de preferência a um espaço maior.
Tela: Quanto maior for a tela do seu notebook, maior será o conforto visual durante o tempo de uso. Mas caso você precise deslocar pra lá e pra cá com seu notebook, evite telas muito grandes.
Sistema Operacional: É nele que todos os aplicativos vão rodar e interagir com você. Antes da compra certifique de que o notebook vem com o seu sistema preferido. Entre os mais comuns temos o Linux, Mac OS e o Windows, sendo esse último o mais utilizado hoje em dia.
Os notebooks de hoje tem configurações muitos semelhantes as dos desktops, por isso são uma alternativa perfeita para quem não tem espaço em casa ou precisa de um escritório com mais mobilidade.