4 dicas de como fidelizar clientes

A prospecção é essencial para o crescimento das suas vendas, mas de nada adianta investir na busca de novos clientes e esquecer de cuidar dos antigos. A fidelização é, portanto, ainda mais importante e estratégica para o seu negócio do que a prospecção.

Pesquisas apontam que fidelizar clientes é cinco vezes mais barato do que buscar novos consumidores. Além disso, estes compradores fieis geralmente respondem por cerca de 65% das vendas de uma empresa. Afinal de contas, em tempos de vacas magras, é com o apoio deles que você pode contar para superar a crise econômica.

Entretanto, este é um caminho de mão dupla. Da mesma forma que o seu cliente é a sua melhor parceria, você precisa demonstrar o mesmo apoio para fidelizá-lo e conseguir vender mais. Conheça agora 4 dicas infalíveis para fidelizar os seus clientes:

# 1

O primeiro contato com um cliente é feito pelo representante comercial. Se você quiser que ele volte a comprar com você, é preciso oferecer um atendimento excelente, que vá além de vender um produto de qualidade e oferecer um bom preço.

É preciso entender, de fato, qual é a necessidade do cliente e como atendê-lo da melhor maneira possível. Por exemplo, de nada adianta vender um produto X se você sabe que, na realidade, aquele cliente precisa de um produto Y, mesmo que este custe metade de X. Ter essa transparência na relação com o cliente faz com que ele valorize o seu trabalho e, consequentemente, passe a comprar com você sempre que possível.

Muita gente esquece que o pós-venda é tão essencial para o seu negócio quanto a venda em si. Manter um contato constante com o cliente é o primeiro passo do processo de fidelização após a compra. Mande um e-mail ou telefone de tempos em tempos para pedir feedbacks, saber se o produto está atendendo bem às suas necessidades, se ele tem dúvidas quanto ao manuseio do produto etc. Enviar newsletters em datas comemorativas, como aniversário do cliente, Páscoa e Natal também costumam ter um retorno bem positivo.

# 2

Uma boa fidelização só acontece quando o vendedor sabe, de fato, quais são as necessidades do seu cliente a todo momento. Faça um controle do seu histórico de compras utilizando um sistema de vendas digitale entre em contato com aqueles que estão sem comprar há um certo tempo.

Mas cuidado com a abordagem: não faça cobranças, afinal de contas, ele não tem obrigação de comprar sempre com você. O melhor é perguntar o que está acontecendo e ajudá-lo a encontrar uma solução para isso. Por exemplo, se ele estiver com pouco dinheiro, ofereça condições diferenciadas de pagamento; se o problema for que ele está com produtos em excesso no estoque, dê dicas para ajudá-lo na venda etc.

# 3

Uma comunicação eficaz pode ser o diferencial entre fechar uma compra com você ou com outro fornecedor. Por isso, além do telefone e do e-mail, vale a pena oferecer um catálogo on-line para os seus clientes. Dessa forma, ele pode verificar a sua cartela de produtos no site e pedir um orçamento, tendo certeza de que sua solicitação será atendida, mesmo que você esteja sem tempo para visitá-lo pessoalmente naquele momento.

# 4

Um cliente fiel merece tratamento VIP! Por isso, vale a pena investir em alguns mimos, como descontos diferenciados, possibilidade de adquirir um novo produto antes do seu lançamento oficial, brindes em datas comemorativas, dentre outros.

O americano Joe Girard, que bateu o recorde de maior vendedor de carros em um dia (18), em um mês (174), em um ano (1.425) e em 15 anos (13.001), fazia com que cada cliente se sentisse único e especial. Para isso, enviava mensagens personalizadas para todos, isso mesmo depois de a venda ter sido efetuada.

Agora que você já sabe o passo-a-passo, que tal colocar a teoria em prática? Não esqueça de voltar aqui depois e contar pra gente os seus resultados! =)