Qual roteador comprar?

O roteador tem como objetivo enviar internet sem fio para um ou mais computadores, videogames, tvs e outros mais que fazem uso do sistema de wifi. E para evitar arrependimento após a aquisição de um modelo, elaboramos esse post de simples entendimento para quem está com dúvidas de qual roteador escolher. Vamos lá?

Antes de comprar um roteador, verifique a área que você deseja que o sinal abranja, caso seja uma área muito extensa ou que tenha parede e outros obstáculos, você vai precisar de um aparelho mais potente. Saiba também qual a frequência que seus aparelhos que vão receber o sinal trabalham, por exemplo: 2.4Ghz ou 5.8Ghz, alguns roteadores trabalhão com as duas frequências mas com certeza não são os mais baratos. E como aqui nos buscamos o melhor custo-benefício, recomendo que compre os roteadores dual-band somente se você tiver necessidade de usar as duas bandas citadas.

Também dê preferência a roteadores que possuem o padrão N, pois esse protocolo é o mais recente e entrega a melhor velocidade quando se tem a possibilidade.

Muitos usuários confundem o padrão utilizado pelo roteador com a qualidade do sinal, mas não há uma relação tão direta nisso. O alcance máximo é determinado pelo hardware utilizado e pela qualidade da antena, onde um padrão “g” pode ter diferentes alcances dependendo do equipamento utilizado. Por isso encontramos tantos modelos diferentes de roteadores com preços distintos, com diferentes tamanhos e quantidades de antenas de transmissão.